O tipo mais comum de manutenção de pneus é o alinhamento, pois ele trabalha diretamente com a suspensão do carro, o que, se mal feito ou ignorado, pode causar avarias, prejudicando o equilíbrio, segurança e rodagem do veículo. Então, é bom sempre ficar de olho nisso.
O alinhamento nada mais é que um processo que regula os ângulos de direção e suspensão do carro. Esses três tipos de desalinhamento são definidos como:
– Divergência ou convergência: inclinação positiva o negativa dos pneus no eixo horizontal;
– Câmber: inclinação positiva ou negativa dos pneus no eixo vertical
– Cáster: inclinação do pino mestre em relação à suspensão.
O alinhamento da maioria dos veículos é projetado para minimizar o desgaste e também maximizar o conforto do motorista. Se quiser melhorar o desempenho do seu veículo, pode ajustar o alinhamento dos pneus. Carros diferentes possuem necessidades diferentes.
Por que meu carro precisa de alinhamento?
A necessidade de fazer alinhamento geralmente é perceptível quando, ao dirigir o carro em uma linha reta, você solta o volante sutilmente e percebe que ele pode “puxar” para a direita ou esquerda. O alinhamento ajusta os ângulos das rodas e faz com que elas fiquem literalmente alinhadas, perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Assim a direção do carro não sofre alteração.
Fazer alinhamento periodicamente é necessário porque:
– Permite maior economia, pois evita a troca constante dos pneus;
– Previne o aumento do atrito entre o pneu e o solo, o que contribui para a economia de combustível;
– Previne o deslocamento exagerado do veículo, o que pode prejudicar a segurança do automóvel;
– Dá mais leveza à direção do carro, devido à menor resistência dos rolamentos.
Quando eu preciso fazer alinhamento?
– Em toda revisão feita indicada pelo fabricante ou, pelo menos, a cada 7 mil quilômetros rodados;
– Caso você perceba algo errado após fortes impactos contra pedras, guias ou buracos;
– Sempre que perceber algum comportamento estranho na direção, por exemplo, quando o volante tende a ir para um lado;
– Sempre que um elemento na suspensão ou direção for substituído;
– Quando desgastes irregulares nos pneus forem detectados;
– Sempre que os pneus forem substituídos.